Cabelos Crespos – Parte II – Características
Para tratar o cabelo crespo, é preciso conhecer as suas características. O cabelo crespo, afro ou étnico (como queira chamar) é um cabelo mais frágil e sensível, que possui textura mais fina. Sua cutícula possui espessura irregular e se quebra facilmente na parte que é mais fina e, consequentemente, deixa o córtex do fio capilar desprotegido e sujeito também à quebra. Por isso, exige um tremendo cuidado.
Cuidados com cabelos crespos
Cabelos crespos encontram dificuldade de espalhar a gordura natural ao longo dos fios, fazendo com que sua hidratação natural seja insuficiente. Assim, a oleosidade natural produzida pelas glândulas sebácias pode, muitas vezes, ficar restrita ao couro cabeludo. Devido ao fato dessa “oleosidade” não se espalhar, esse tipo de cabelo tem maior facilidade a ficar sem brilho e opaco.
Leia também
- Cabelo liso na raiz e cacheado nas pontas, como fazer?
- Faz a hidratação do cabelo ressecado e ele continua ruim? Saiba o que pode ser!
Características dos cabelos crespos
As escamas e cutículas do cabelo crespo são mais abertas e soltas nas pontas. A luz entra no cabelo sem refletir de modo que, muitas vezes, perde o efeito brilhante. Essa falta de gordura natural ao longo dos fios faz com que esse tipo de cabelo fique bem embaraçado e seja mais sensível aos fatores climáticos (como o sol). Assim, nada que possa levar o cabelo a um maior ressecamento deve ser usado, como secador, por exemplo. Importante ao lavá-los é massagear o couro cabeludo para estimular as glândulas sebáceas e a circulação.
Produtos para cabelos crespos
O xampu, o condicionador e o creme de pentear devem ser específicos para cabelos crespos (e secos). Cada pessoa se acerta com um xampu. O segredo, como você pode ver, é hidratar! Hidratar, hidratar, hidratar! Sempre!
Após saber as características do cabelo crespos, está na hora de saber quais cuidados você deve seguir (seja homem ou mulher).
Leia mais! Acesse os outros artigos e saiba todos os segredos para cuidar dos cabelos crespos!
Veja também
Como evitar cabelos ressecados
Cabelos Crespos – Parte V – Dias Úmidos
Depois de Pintar os Cabelos
10 coisas que você precisa saber sobre a hidratação para cabelo ressecado
3 comentários para: “Cabelos Crespos – Parte II – Características”
Elielton
Não entendi por que você diz que caelo crespo é mais fino frágil, o meu cabelo é bem grosso.
Eu já tentei alisar, mas não tenho vontade de ter cabelo liso, só queria que ele ficasse macio, preservando a essencia, a raiz do emu cabelo é oleosa, as meu cabelo é seco, na raiz inclusive se tem a impressão de que é liso.
Mulher Digital
Elielton,
No post está escrito que o cabelo crespo é mais frágil e textura fina. Não está dizendo que a espessura é fina ou grossa. No site MULHER DIGITAL existe a receita caseira de uma máscara de tratamento natural. Dê uma espiada:http://www.mulherdigital.com/cabelos-crespos-mascara-de-tratamento/
Existe uma marca no mercado muito boa também chamada “Beleza Natural” que talvez ajude no tratamento do seus cabelos. Você já ouviu falar? Os produtos foram desenvolvidos pela Zica – que possui cabelos crespos – com diversas finalidades. Esse produto é muito bom. Conheço várias pessoas que já usaram os produtos da Beleza Natural e ficaram satisfeitos. Dê uma olhada no vídeo da Zica:
http://www.mulherdigital.com/cabelos-crespos-como-lavar/
Espero tê-lo ajudado de alguma forma.
Beijoconas.
Mulher Digital.
Celma
Gostei imenso das gostaria de receber mas dicas de como tratar do meu cabelo crespo em casa…