Cate Blanchett para a revista Intelligent Life: com ruguinhas, sem photoshop e linda

A velhice não é muito bem aceita socialmente.

O photoshop usado exageradamente nas imagens publicitárias, capas de revistas e afins, o excesso de procedimentos cirúrgicos e/ou estéticos realizados com o intuito de retardar a condição da velhice são os artifícios presentes no mundo atual. Essa é uma das marcas da sociedade contemporânea: as pessoas querem retardar a idade, o quanto podem.

O pior é que o coletivo social, muitas vezes, acredita na veracidade dessas imagens, na eficácia dos produtos de beleza e no próprio marketing. Parece que é algo que penetra quase que naturalmente nos nossos pensamentos. Não deveríamos conceber essas coisas de maneira tão espontânea…

Leia também

Cate Blanchett na Intelligent Life: com ruguinhas, sem photoshop e linda

A revista Intelligent Life fez uma jogada ousada. Essa revista trouxe Cate Blanchett na sua última edição (março-abril/2012) sem retoques de photoshop. Tudo isso feito propositalmente. A atriz, aos 42 anos, aparece natural, crua, com suas rugas de expressão, olheiras. E ela é inegavelmente linda e charmosa com toda essa naturalidade.

A atriz aparece com um visual despretencioso, natural e com sua própria jaqueta de couro. Nada de hiperproduções, estilo passarela, ou produção de Oscar… Blanchett real.

Cate Blanchett na capa de revista sem photoshop

Essa atitude nos leva a uma reflexão sobre a necessidade de um caminho mais real nos editoriais de moda, na publicidade e afins. O mundo da moda e da publicidade estabelecem padrões de beleza que são impossíveis de alcançar. A sociedade, de modo geral, de certa maneira, legitimam esses padrões. O que nós queremos ver, gente? O “fake” (falso) ou o real?

Há movimentos sutis no mundo em defesa do real. Em Israel, por exemplo, uma nova legislação instituiu que toda imagem que a modelo parecer mais magra por causa dos retoques deve conter um aviso dizendo que foi a imagem foi manipulada. Vocês também lembram no Brasil da Campanha Dove Real Beleza?

O verdadeiro conceito está por vir? As mudanças começaram.

Imagens:
Intelligent Life, Daily Mail

2 comentários para: “Cate Blanchett para a revista Intelligent Life: com ruguinhas, sem photoshop e linda”

  • Lucy

    Espero que sim. Essas fotos manipuladas estão cada dia mais ridículas. Cate está divina. Palmas para essa atriz maravilhosa.

    Responder
  • Maria Gilvanete

    Gostei desta matéria pois, infelizmente as fotos que nossos olhos vêem parecem que são irreais e isto se torna algo mentiroso e falso. Concordo plenamente com o que realmente somos e estamos pois a idade chega e é um privilégio nosso corpo acompanhar a idade que temos. É Preciso autenticidade em tudo.A cultura ou a ideia que o mundo requer de padrão de beleza precisa mudar. Parabéns Israel!

    Responder

Deixe um comentário