Como funciona a selagem térmica capilar?
A selagem térmica capilar é mais um procedimento que você pode realizar nos seus fios de cabelo para garantir uma boa aparência e melhor hidratação dos fios. Mas o que é esse procedimento? Como ele funciona? Vamos tentar explicar em detalhes.
O que é a selagem térmica capilar?
Com o tempo, nossos fios de cabelo vão perdendo substâncias importantes para garantir que eles fiquem disciplinados e bem cuidados. O resultado disso é que os fios ficam rebeldes, difíceis de controlar, e podem dar uma aparência muito “cheia” para seus cabelos. A selagem térmica surge então como uma opção ao formol. Ela funciona repondo a queratina, alinhando as cutículas dos cabelos, e reduzindo o frizz e volume com facilidade.
Leia também
- Plástica dos fios: o que é, como funciona, preço!
- Máscara Caseira de Restauração do Brilho nos Cabelos
O que esperar da selagem térmica capilar?
Espere fios mais bonitos, sem frizz, e com um volume controlado, com maior maciez e brilho. Você não deve esperar um alisamento provocado pela selagem térmica porque não é esse o propósito. As funções principais de uma selagem térmica capilar incluem reduzir ou acabar com as pontas duplas, dar brilho, maciez, e deixar os fios mais comportados.
Cuidados com a selagem térmica capilar
É importante compreender que como todo procedimento realizados nos cabelos, a selagem térmica capilar não pode ser realizada com muita frequência. O ideal é que ela seja feita a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo também do estado dos seus cabelos e de outros procedimentos que você possa realizar.
Como fazer a selagem térmica capilar?
Para realizar a selagem térmica capilar, recomendamos que você vá a um salão de beleza de confiança para fazer pelo menos sua primeira selagem lá. Sua cabeleireira ou cabeleireiro vão dar indicações de produtos e cuidados para obter os melhores resultados possíveis. Depois disso, você poderá até fazer a selagem em casa.
Para realizá-la, você vai precisar dos seguintes produtos:
- Shampoo anti-resíduos
- Máscara reconstrutora
- Queratina líquida: 5 ml para cabelos curtos, 10 ml para cabelos médios, 15 ml para cabelos longos
- 1 ampola de 10 ml de Semi Di Lino
- Condicionador de cabelos ou selador de cutículas
- Protetor térmico
- Secador de cabelos
- Chapinha
Modo de preparo e aplicação
Misture o creme, a ampola, e a queratina com uma espátula em um pote. Enquanto você deixa a mistura descansar, lave bem seus cabelos com o shampoo, e esfregue bem, secando bem os cabelos com uma toalha e um secador frio. Deixe os cabelos apenas um pouco úmidos, sem estarem encharcados.
Após a secagem, divida o cabelo em mechas para facilitar a aplicação, e vá aplicando a mistura fazendo uma massagem nos fios. Use o secador até a mistura secar, passando a chapinha logo depois 5 a 6 vezes em cada mecha. Espere as mechas esfriarem para depois lavar os cabelos com água fria.
Após o enxague, use um bom selador de cutículas ou condicionador nos cabelos, deixando agir por 15 a 20 minutos. Lave e tire o excesso de água com uma toalha, passando o protetor térmico e fazendo uma escova nos cabelos. Finalize com uma chapinha, 5 a 6 vezes em cada mecha.
Não se esqueçam depois de fazer esse trabalho nos cabelos de voltar aqui no espaço de comentários e nos dizer o que acharam dos resultados. A participação de vocês e o feedback é que nos ajuda a criar um blog cada vez mais informativo e de qualidade para nossas queridas leitoras!
Veja também
Faz a hidratação do cabelo ressecado e ele continua ruim? Saiba o que pode ser!
Como evitar cabelos ressecados
Depois de Pintar os Cabelos
Cabelos: hidratação