Como lidar com um pai superprotetor?
Muitas mulheres jovens vivem com pais rigorosos que constantemente exigem que você cheguem em casa cedo, termine a escola antes de começar a namorar, ou sempre vir para casa com um boletim só de notas boas. Assim como a mulher com o pai superprotetor tenta lidar com a frustração, ela também está tentando descobrir como aplacar o pai e lidar melhor com essa pessoa.
Na maioria das vezes, parece que sua mãe é a pessoa que detém as rédeas quando se trata de fazer as regras. Mas às vezes, seu pai também vai tocar e definir as próprias regras. Embora isso possa ser frustrante, seu pai normalmente só quer ter certeza de que a filha está segura e está sendo bem tratada.
Leia também
No entanto, embora a razão por trás do comportamento protetor possa ser uma forma de carinho, também pode ser um pouco desesperadora. Então, aqui estão algumas dicas para lidar com essas situações sem sem ter que arrancar os cabelos da cabeça.
Aprender como lidar com pais superprotetores é reconhecer que eles querem o melhor para você
Você precisa parar de pensar que seu pai existe para torná-la infeliz. Ele realmente quer que você viva a melhor vida possível e as regras e restrições que ele coloca estão lá porque ele acredita que está sendo útil.
As principais coisas que os pais querem ensinar aos seus filhos são como ser responsáveis, como trabalhar duro, como ajudar os outros e como ser bem educados. Destes quatro, a grande maioria dos pais dizem que ensinar as crianças a serem responsáveis é especialmente importante e avaliam a responsabilidade nos seus três principais valores.
Apesar de crenças, educação, raça ou classe social, muitos pais desejam as mesmas coisas para seus filhos. Embora às vezes pareça que as regras do seu pai são constrangedoras, é importante perceber que ninguém é perfeito e ele realmente tem os melhores interesses no coração.
Diálogo com seu pai é uma das melhores maneiras de lidar com a superproteção
Ter uma conversa tranquila e adulta sobre seus sentimentos e problemas pode resultar em uma reunião construtiva. Como é o caso de qualquer pessoa, para que seus pais saibam como você sente e o que deseja, você deve conversar com eles. É realmente um erro se fechar completamente aos seus pais porque isso só pode favorecer o ressentimento e levar a mais mal-entendidos.
Quanto mais você fala com seus pais, mais eles sabem, entendem e confiam em você. Deixe-os saber o que está acontecendo em sua vida, convide seus amigos e compartilhe coisas com eles. É fácil esquecer que construir um relacionamento com seus pais é como construir um relacionamento com seus amigos. Para se aproximar e fortalecer a confiança e o vínculo entre vocês dois, então você precisa conversar um com o outro. Além disso, convidar os seus amigos é uma boa ideia porque conhecer com quem você está gastando seu tempo pode aliviar as preocupações que ele possa ter sobre deixar você sair.
Suas conversas nunca devem ser acusatórias. Em vez de iniciar frases como, “você faz isso” ou “você acha que sou isso”, use declarações “Eu” para que ele possa entender melhor a posição que você tem. Uma mensagem de “eu” é um estilo de comunicação que se concentra nos sentimentos ou crenças do orador, em vez de pensamentos e características que o falante atribui ao ouvinte. Como as declarações “você” mudam a culpa para o ouvinte, as declarações “Eu” permitem que você seja honesto e assertivo sobre seus sentimentos sem fazer acusações, o que pode fazer com que seus pais fiquem na defensiva (ou mesmo desrespeitados).
Prove que merece a confiança do seu pai com suas ações
Com os pais, às vezes suas ações vão falar mais alto que as palavras. Se você pode fazer coisas para provar sua maturidade e quão duro você trabalha, seu pai provavelmente reconhecerá e recompensará seus esforços.
Por exemplo, seja respeitosa na maneira como você fala com ele, traga para casa boas notas ou passe suas férias trabalhando. Algo tão simples quanto pedir permissão a seu pai pode mostrar sua maturidade. Pedir cedo também irá promover uma conversa tranquila sobre seus planos, por que você quer ir e qualquer dúvida que eles possam ter. Fazer isso deixará uma impressão duradoura em seu pai. Além disso, mostra como você se tornou responsável.
Não corra e bata seu boletim na mesa dele ao mesmo tempo que grita sobre como você provou que ele estava errado. Tentar convencer seu pai de que você é um adulto enquanto tem um acesso de birra como uma criança definitivamente não o levará muito longe. Se você quer ser tratada como um adulto, então comece a agir como um.
Realmente, provar-se é mudar seu comportamento para ser mais madura. Limite as palavras infantis ou expressões do tipo, tome a iniciativa ao redor da casa e aprenda a cuidar de si mesma fazendo sua própria comida, fazendo seu próprio dinheiro e gerenciando seu tempo sabiamente.
Quando você tem um pai superprotetor, há muitas coisas que vocês dois precisam entender um sobre o outro. Talvez seja necessário provar a si mesma alterando seus hábitos ou aprendendo a falar com ele de forma madura. Mas a coisa mais importante que você pode fazer imediatamente é lembrar que seu pai quer que você tenha a melhor vida possível. Por mais protetor que seja, ele só está fazendo isso porque ele o ama.
Como vocês lidam com pais superprotetores? Que dicas dariam para quem precisa lidar com esses pais?
Veja também
Filhos – Como manter seus filhos ocupados durante as férias
7 coisas que não devem ser ditas para crianças
Como ser carinhosa com o namorado?
Mentira no relacionamento, o que fazer?