Cuidados com Cabelos Tingidos (Cabelos Coloridos)

O cabelo exige muitos cuidados e se ele for tingido, esses cuidados precisam ser redobrados e diferenciados. Muitas pessoas dizem que “tingir o cabelo o estraga”. Essa é uma grande mentira. O que estraga os cabelos é a falta de cuidado com eles no pós-coloração. Quando uma pessoa se propõe tingir os cabelos precisa também mudar algumas pequenas atitudes no cuidado com o cabelo. Mudar as cores é divertido! Siga as dicas de algumas coisas que você precisa aprender a fazer quando tem um cabelo tingido. Coloque cor nesse cabelo e divirta-se!

Shampoo e condicionador para cabelos coloridos

Leia também

Use xampu e condicionador especialmente formulados para cabelos tingidos ou coloridos. Esses produtos possuem aditivos especiais que ajudam a nutrir e manter a nova cor de seus cabelos. Também, pode ajudar a torná-los mais brilhantes por um período um pouco maior.

Lave o cabelo em água morna ou fria

A água mais fria ajuda a fechar as cutículas do cabelo, promovendo maior umidade e não deixa desbotar a cor.

Por que ter cuidados especiais com os cabelos coloridos

Cuidados especiais com os cabelos tingidos vão manter as cores e saúde dos seus fios muito mais belos por muito mais tempo! (Foto: divulgação)

Cuidado no primeiro tingimento dos cabelos

No seu primeiro tingimento, use uma cor mais próxima da cor do seu cabelo. Isso é importante para que seu cabelo se acostume com o próprio processo de tingimento e para que você não se assuste com a mudança do visual. Se quiser mudar, vá aos poucos!

Hidrate freqüentemente os cabelos tingidos (pelo menos uma vez a cada quinze dias)

A coloração tira, em partes, os óleos naturais do cabelo, o que pode torná-lo um pouco mais seco e frágil. Há produtos muito bons e não tão caros. Dê o famoso “banho de creme” neles. Há máscaras e bons cremes que podem ajudar a hidratá-lo.

Tratamentos de óleo quente para cabelos tingidos

Não é qualquer óleo! São óleos especiais para cabelos! Há diversas marcas no mercado. Tem a função de restaurar a umidade natural dos cabelos e fortalecer os fios fracos.

Evite o secador, a chapinha ou o baby “liss”

O uso disso junto com o processo da coloração agride muito o cabelo. Nem pensar em passar essas “coisas quentes” no cabelo. Use apenas quando não tiver jeito e for extremamente necessário como, por exemplo, para uma festa (no máximo uma vez por mês).

Cuidado ao expor os cabelos coloridos ao sol

Recomenda-se ao se expor no sol por um período maior, proteger os cabelos com o uso de chapéu, lenço ou, até mesmo, boné. O sol em excesso no cabelo junto com a coloração resseca muito e pode danificar a estrutura do cabelo. Não apenas a aparência deles.

Protegendo os cabelos tingidos

Se você quer manter seus cabelos tingidos e belos, evite o sol e a água do mar diretamente sobre os fios de cabelo. (Foto: divulgação)

Ao entrar na piscina ou mar, tome algumas precauções especiais para cabelos tingidos

Precauções especiais: Depois da piscina ou do mar, lavar imediatamente os cabelos com xampu anti-resíduos (ou produtos “solares”).  Alguns especialistas sugerem molhar bem os cabelos com água normal (doce) antes de entrar na piscina com cloro, pois isso dilui um pouco a concetração do cloro no cabelo. Antes de entrar na piscina ou no mar, usar um produto sem enxágue com filtro solar quaternizado nos cabelos. Além disso, profissionais indicam passar um fluido de silicone nos fios, pois forma uma capa protetora.

Não fique mudando a marca da tintura

Se o seu cabelo se adaptou bem com uma marca de tintura, se agarre nela! Ficar sobrepondo várias marcas de tintura pode trazer outros resultados que você não espera para seu cabelo, já que a composição das tintas e os princípios ativos difereciam-se.  Siga sempre as instruções recomendadas no produto. Não mude e não pule etapas!

Recupere seus fios com produtos com queratina (Cremes ou máscaras)

A queratina faz parte da composição do cabelo e ajuda a recuperar os fios.

Corte regularmente os cabelos, especialmente se tiver com pontas duplas

Se você observar que seu cabelo possui pontas duplas ou que está muito seco nas pontas, mesmo seguindo esses cuidados especiais, corte o cabelo. Procure um cabelereiro e corte as pontinhas! Isso vai ajudar na recuperação dos fios! É bom avisar: mesmo cortando, não deixe de seguir as outras orientações.

Ter os cabelos tingidos não é tão difícil. Só é preciso seguir esses cuidados. Isso ajuda a manter a cor do cabelo e reparar os danos provocados pelo próprio processo de tingimento. Divirta-se e mude! Mude a cor dos seus cabelos, mude você! Renove seu visual e sua vida!

11 comentários para: “Cuidados com Cabelos Tingidos (Cabelos Coloridos)”

  • Celidalva

    Gostaria de saber se cabelos com relaxamentos também podem ser tigidos?

    Responder
    • Kalyne

      Amei, tenho 12 anos e fiz californiana azul, com estas dicas durou muito mais, esta mais brilhoso e hidratado, obrigada mesmo.

      Responder
  • Mulherdigital

    Querida Celidalva,

    Para esclarecer essa dúvida acesse outro artigo que trata sobre o assunto. Segue o link:

    http://www.mulherdigital.com/pode-pintar-e-relaxar-ou-alisar/

    Obrigada por sua participação!

    Cordialmente,

    Site Mulher Digital.

    Responder
  • Ilda

    Eu pintei os cabelos de chocolate e quero mudar a cor para loiro mel. Quero saber se pega bem. Por favor me responda rápido. Obrigada.

    Responder
  • Mulherdigital

    QUERIDA ILDA,

    Em geral, para quem já pintou o cabelo de uma outra cor, a tinta não fica da cor que diz que é na embalagem.

    O que lhe aconselho é procurar um profissional especializado em tintura (colorista) e perguntar qual cor você pode colocar para ficar com a cor “loiro mel”.

    Obrigada por sua participação!

    Beijoconas!

    Mulher Digital.

    Responder
  • Aline

    Olá! Eu tingi meu cabelo várias vezes de preto, depois eu alisei com enê da amazônas, eu gostaria de saber se eu posso tingir ele de acaju por que eu me arrependi muito de ter feito essas coisas no meu cabelo e gosto muito da cor acaju, desde já agradeço.

    Responder
    • Mulher Digital

      Aline, querida,

      Se você se arrependeu muito por causa desses processos químicos que fez no seu cabelo é porque afetou a estrutura e aparência dos fios, provavelmente. A meu ver, se for esse o caso, você deve “dar um tempo” das químicas e nada de tingir novamente. Ao invés disso, adote hábitos saudáveis para os seus cabelos, promova hidratações/cauterizações nos fios e cuide bem dele até que ele se recupere. Depois de muito tempo de cuidado, volte a tingir se realmente quiser. Você deve se centrar na recuperação dos fios!

      Os artigos seguintes – relacionados aos cabelos – podem lhe ajudar:

      * 7 hábitos que podem salvar seus cabelos
      http://www.mulherdigital.com/habitos-salvar-cabelos/

      * Cuidados básicos com os cabelos
      http://www.mulherdigital.com/os-cuidados-basicos-com-os-cabelos/

      * Máscara de tratamento para cabelos crespos (se for o seu tipo de cabelo)
      http://www.mulherdigital.com/cabelos-crespos-mascara-de-tratamento/

      Espero tê-la ajudado!

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Responder
  • Kathleen

    Tenho cabelo com químicas, estou querendo fazer um alisamento sem formol e pintar ele de branco ou azul. Atualmente a cor dele é… Loiro queimado e minha cor natural que e preto. Posso fazer o que eu quero?

    Responder
    • Mulher Digital

      Estimada Kathleen,

      Você precisa consultar um cabeleireiro. Se possível, o mesmo que fez essas químicas no seu cabelo. Há uma infinidade de produtos no mercado. E cada produto possui suas especificidades, cuidados, precauções. :P

      Responder
  • Karina

    Olá, eu tenho duas perguntinhas, fiz progressiva a mais ou menos 4 meses e queria saber se posso pintar o cabelo sem medo? E também queria saber se quem pinta o cabelo pode fazer chapinha 1 vez a cada duas semanas?

    Responder
    • Mulher Digital

      Karina,

      Sobre pintar os cabelos após a progressiva, você precisa consultar um profissional. Os ingredientes da sua progressiva, o estado do seu cabelo e outros fatores irão sinalizar se os fios podem ou não ser pintados.

      Sobre usar chapinha em cabelos pintados, não é aconselhável usar mais de uma vez por semana. E, mais importante que isso é aumentar a hidratação e outros tratamentos para recuperação dos fios.

      Equipe Mulher Digital

      Responder

Deixe um comentário