10 dicas para cuidar da pele no inverno
Muita gente adora o clima de inverno.
A estação é uma delícia, mas pode influenciar negativamente a pele.
Quem nunca sentiu que a pele ficou com uma aparência pior e uma textura estranha no frio?
A pele reage de uma maneira diferente que em outras estações do ano.
O ar seco e o clima frio pode tirar a oleosidade que retém a umidade da pele, favorecendo algumas complicações. Geralmente nesse período a pele está mais suscetível à secura, às alergias, coceira e outros tipos de irritações. As peles oleosas podem sofrer menos o efeito desse clima que as peles secas. Mas, no fim das contas, todos os tipos de peles precisam de atenção especial.
Leia também
Não é só uma questão da estética (do ponto de vista da aparência), é também de saúde da pele!
Por isso, na estação mais fria do ano, ela precisa de cuidados especiais. Que tal encarar o frio, curtir a estação e saber como cuidar da pele?
O post de hoje traz dicas para cuidar da pele no inverno, com algumas estratégias preventivas simples. Prepare-se!
1. Hidrate-se. A melhor maneira de se hidratar é beber água. Hidratação de dentro pra fora. Muitas pessoas se esquecem de beber água no frio. Mesmo bebendo água, a pele pode precisar de reforço extra com um creme hidratante. Se for usar hidratante, use aquele adequado para o seu tipo de pele.
2. Cuidado com os banhos quentes. Banhos quentes demais retira a umidade natural da pele. Isso faz com que ela fique mais suscetível ao ressecamento, alergias e outros problemas. Tente a água morna. Os óleos de banho pode ser um plus na hidratação nesse momento tão gostoso!
3. Protetor solar é também para o inverno. O sol do inverno também danifica a pele. Proteção solar em todas as estações sempre!
4. Dê atenção especial aos lábios. Essa é uma das áreas que é mais afetada no inverno. Manteiga de cacau, balm, hidratantes específicos para a região podem ajudar.
5. Alimentação equilibrada. Muita gente deixa de comer legumes e verduras durante o frio. A ingestão de comidinhas gordurosas e calóricas aumentam também nessa época. Tudo isso influencia na saúde e na beleza da pele. De dentro pra fora, não deixe de comer bem (=alimentação saudável e equilibrada).
6. Não esqueça das mãos e dos pés. Os cremes com vitamina E podem ajudar muito. O mercado oferece muitos cremes específicos para os cuidados dessa região.
7. Umidificador no ambiente. Ele ajuda a aumentar a umidade do ambiente nesses dias tão secos. Quem já usou sabe a diferença enorme que esse aparelho pode fazer!
8. Faça escolhas cuidadosas do sabonete. A pele fica mais sensível nesse período. Tente sabonetes mais hidratantes, tanto para o corpo, quanto para o rosto. Esse é o tipo de coisa simples e que faz uma enorme diferença no inverno.
9. Faça esfoliação, mas com cautela. A esfoliação ajuda a livrar das células mortas da pele. Muitos especialistas acreditam que esse processo faz com que a pele fique com uma aparência mais saudável. No inverno, é recomendado fazer esfoliações leves e com menos frequência.
10. Inverno é boa época para tratamentos estéticos. Muitos dermatologistas sugerem que essa é a melhor estação para realizar tratamentos estéticos, cuidar da pele. Se possui alguma necessidade ou interesse nisso, procure um dermatologista para orientar.
E você? Possui algum cuidado especial com a pele no inverno? Conte nos comentários os seus cuidados!
Veja também
Peeling de diamante, para que serve?
6 hábitos de beleza para o rosto para a vida toda
Passar mel puro no rosto é bom?
Como identificar seu tipo de pele?