Estresse: significado, causas, sintomas
O estresse pode estar ligada a uma mudança recente ou uma constante pressão diária. Doses de estresse ocorrem com todos e pode ser motivador e produtivo. Ou, então, negativo e destrutivo. A tensão e a ansiedade, assim como a depressão, são freqüentes conseqüências emocionais do estresse quando ele é muito intenso ou constante.
A mente e o corpo estão ligados ao longo de nossas vidas. Temos que aprender a respeitar às necessidades, tanto emocionais quanto físicas, ou podemos perder o nosso equilíbrio e a capacidade de adaptação.
O estresse, na maior parte das vezes, é de difícil diagnóstico, uma vez que está associado com muitos efeitos no corpo e, também, por as pessoas considerarem normal sentirem-se sob pressão. Porém, não é bem assim “que a banda toca”, como dizem. As pessoas precisam ficar atentas aos sintomas do estresse e tentar identificar a fonte desse problema.
Leia também
Quais são os sintomas do estresse?
- Tensão constante;
- Depressão;
- Memória fraca;
- Falta de concentração;
- Aumento do consumo de álcool;
- Raiva/hostilidade/impaciêcia;
- Dificuldade em tomar decisões;
- Freqüentes mudanças de humor;
- Pensamento negativo;
- Distração;
- Fumar ou comer em excesso;
- Ansiedade excessiva;
- Sentir-se oprimida ou impotente.
O estresse pode causar muitas coisas. Veja alguns malefícios do estresse para o corpo:
- Acidentes;
- Dores de cabeça;
- Distúrbios intestinais;
- Má digestão;
- Doenças de pele;
- Distúrbios alimentares;
- Distúrbios emocionais;
- Ataques de asma;
- Elevar a pressão arterial;
- Resfriados/infecções;
- Dor nas costas;
- Artrite;
- Ataques cardíacos;
- Câncer;
- Úlceras;
- Disfunção sexual.
Por que alguns especialistas acham que as mulheres são particularmente suscetíveis ao estresse?
As mulheres são socializadas como zeladoras como mundo e sempre tiveram que lidar bem com várias atividades ao mesmo tempo. Uma construção cultural que instituiu que a mulher poderia construir carreira profissional e, ainda, ter que conciliar as atividades da casa, da família. As atividades do pós-trabalho sempre foram colocadas como responsabilidade e obrigação para a mulher.
E, até hoje, as mulheres carregam esse resquício machista e continuam se esforçando para dar conta de tudo. E, atualmente, todos sabem que uma porcentagem significativa das mulheres trabalham fora de casa. Que bom que, aos poucos, esse quadro está mudando.
Algumas pesquisas também demonstram que em algumas situações conflituosas, os hormônios do corpo feminino podem reagir de uma forma muito particular e fazer com que a ansiedade e o estresse ocorram de uma maneira um pouco mais crônica. É claro que todas essas questões precisam ser melhor estudadas. E, sabemos que, quando se trata de ser humano, independente de ser mulher, quase nada é regra.
Como posso lidar com o estresse?
O tempo de lazer precisa ser considerado uma necessidade. Todos precisam de um tempo livre! É preciso encontrar atividades fora do trabalho que permita que o corpo e a mente relaxem. Isso evita o colapso do corpo e mente com o estresse. Cada pessoa vai descobrir aquilo que a relaxa mais. É preciso socializar, encontrar pessoas, “jogar conversa fora”. E, muitas vezes, precisamos mesmo ficar um pouco sem fazer nada, apenas descansando.
Outro elemento: é preciso reconhecer as nossas próprias limitações, a falar “não” e tentar se sentir menos culpados com nossas escolhas. Lidar com os problemas cotidianos pode ser um “fardo” muito difícil de carregar. Por isso, terapia é algo que pode ajudar muito a nos entendermos e a visualizar melhor o mundo ao nosso redor.
E sorrir! Pode parecer bobeira, mas não é. Quando alguém abre o sorrisão traz cargas positivas ao corpo e à mente. Não conheço ninguém que não sinta uma sensação boa após rir de algo, de alguma situação, de uma piada, ou, até mesmo, em uma conversa com os amigos. Descubra aquilo que lhe faz sorrir!
Que atividades podem ajudar a aliviar o estresse?
Aqui estão alguns exemplos de atividades que podem ajudar a refrescar o corpo e mente:
- Tomar banhos longos;
- Ler
- Fazer exercícios de respiração;
- Praticar yoga;
- Ouvir música ao seu gosto;
- Escrever um diário;
- Encontrar com amigos;
- Cochilar;
- Caminhar;
- Dançar;
- Incluir atividades físicas nas atividades diárias.
- Fazer alongamento;
- Cozinhar.
Encontrando dificuldades para fugir do estresse?
Procure a ajuda de um psicoterapeuta. Vale terapias individuais ou em grupo. Uma terapia convencional pode ajudar a resolver o problema. Mas, existem atendimentos de relaxamento e de biofeedback que podem contribuir com o corpo, a mente e o espírito. E, assim, será possível encontrar o ponto de equilíbrio para você. Uma mente que trabalha demais acaba pifando.
O que você faz que lhe ajuda a relaxar? Deixe aqui nos comentários a sua dica para aliviar o estresse.
Imagens:
indohealth, Inquisitr.com, Rhoda Baer (Wikimedia Commons)
Um comentário para: “Estresse: significado, causas, sintomas”
Silvania
Oro e leio a Bíblia. Alivia qualquer estresse.