Os malefícios do excesso de sal para o organismo
De acordo com nutricionistas, pequenas quantidades de sal na alimentação diária são essenciais para o funcionamento das células. O sódio, mais conhecido como sal, mantém o equilíbrio correto de certos fluidos que banham as células em nossos corpos, que são essenciais para a função nervosa e muscular.
No entanto, inúmeras pesquisas mostram que o sal em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial e até outros efeitos piores no organismo, como osteoporose, asma, câncer de estômago e ganho de peso.
Pressão arterial
A hipertensão é algo muito comum não só no Brasil, mas no mundo. Normalmente associada com o estresse, também pode ser causada por maus hábitos alimentares, dentre eles, a ingestão excessiva de sal. Pesquisas já assinalaram que pessoas que consomem 3-6 gramas de sal por dia possuem pressão sanguínea significativamente mais baixa que aquelas que consomem normalmente 12 gramas ou mais. Há uma forte ligação entre a pressão arterial elevada e o excesso de sal.
Leia também
Para complementar, outros estudos evidenciaram que a redução somente de sal não se traduz em indivíduos mais saudáveis. Por exemplo, aqueles que comeram uma dieta de sódio moderada, mas aumentaram o consumo de potássio, de cálcio e de magnésio por comer muitas frutas, legumes e produtos de baixo teor de gordura, mostraram reduções mais significativas na pressão arterial que pessoas que simplesmente restringiram o sal. Ou seja, o mais importante é alimentação equilibrada. Não basta apenas reduzir o sal.
Osteoporose
O consumo elevado de sal está relacionado com uma maior excreção de cálcio na urina. Alguns especialistas dizem que isso pode aumentar o risco de desgaste ósseo. Um estudo da densidade óssea em mulheres pós-menopausa, apontou que uma redução no consumo de sódio a partir de cerca de 4 g para 2 g por dia surtiu um efeito positivo na densidade do osso.
Exercícios e saúde
Alguns especialistas acreditam que é importante retirar o sal extra de alimentos ou durante os exercícios físicos. Isto porque, quando nós suamos, o sal é excretado através dos poros da nossa pele. Se o sal em excesso é eliminado do nosso corpo, ele altera o equilíbrio de sódio contido em nossas células. Muito pouco sódio ou sal em nossas células pode afetar nervos ou nossa função muscular.
Problemas renais
Uma dieta que é muito baiao em sal tem sido associada a um risco aumentado de pedras nos rins. No entanto outros especialistas dizem que as pessoas com problemas renais devem reduzir o consumo de sódio, já que é difícil para o rim quebrar o sal.
Asma
A ingestão elevada de sódio pode provocar uma resposta da histamina – um hormônio no organismo, que inicia uma reação alérgica. Há conexão entre o sal e a asma.
Câncer de estômago
Pesquisas encontraram que uma maior ingestão de sal pode criar uma resposta inflamatória, causando um crescimento celular rápido que pode provocar úlcera do estômago e também permitir que carcinogênicos infiltrarem-se no revestimento do estômago.
Ganho de peso
A retenção de líquido ocorre quando o fluido corporal não é removido do tecido. Por meio do processo de osmose, a água flui a partir de um ambiente de baixa salinidade para uma maior, em uma tentativa de equilibrar os níveis de salinidade. Quando consumimos grandes quantidades de sal é o movimento da água na corrente sanguínea na pele que dá a aparência de inchaço no corpo. E, consequentemente, isso faz com que possa ocorrer um rápido aumento do peso por alguns dias, ou semanas. Por isso, também, é tão importante beber água para ajudar a retenção de líquidos.
Imagens:
Healthy Chicks, Nursing Times, Love to Know Diet
Veja também
O que é asma?
Dicas para emagrecer que realmente funcionam
A cura pela água, entenda!
Como substituir alimentos e emagrecer!
Um comentário para: “Os malefícios do excesso de sal para o organismo”
Sirlene
Muito bom pessoal, e isso que presisamos. Informação, porque só issim vamos nos atentar para saude que e tão inportante. Valeuuuuuu!