Gravidez

Como se engravida? Como funciona a gravidez? O que é a gravidez? Porque, em geral, quando a mulher engravida há a interrupção da menstruação? Como evitar a gravidez? Antes de saber sobre o que é a gravidez é importante saber como a menstruação funcional. Muitas pessoas engravidam sem querer e sem planejar por pura falta de conhecimento. Por isso, é importante conhecer esses processos.

Como ocorre a gravidez?

Na relação sexual, após a ejaculação, o esperma masculino é depositado na vagina da mulher.  O esperma contém espermatozoides, que são células reprodutoras masculinas que se movimentam rapidamente no canal vaginal, chegam ao útero e se dirigem até as trompas uterinas. Milhões de espermatozoides percorrem esse caminho, mas apenas um fertilizará o óvulo. Se, na trompa, o espermatozoide encontrar-se com um óvulo, que é a célula reprodutora feminina, ocorre a fecundação. O óvulo fecundado dirige-se ao útero e fica por lá, dando início à gravidez.

Leia também

Gravidez e fecundação

Na imagem, como ocorre o processo de fecundação. (Foto: divulgação)

O que é a ovulação?

A gravidez ocorre se tiver óvulos para serem fecundados. Para isso acontecer, a mulher precisa ter ovulado. Ovular significa que há a liberação de um óvulo maduro pelo ovário, que é recolhido pela trompa uterina. A ovulação, em geral, ocorre uma vez por mês.

O óvulo liberado vive aproximadamente 24 horas. Se não ocorrer a fecundação nesse período de tempo, o óvulo é reabsorvido pelo organismo. Já o espermatozoide, após a ejaculação, pode viver até cinco dias dentro do útero feminino. Olha que tempão! Fique esperto(a)!

E qual a relação entre menstruação e ovulação?

A cada ciclo menstrual, o útero prepara-se para receber o óvulo fecundado. Quando não ocorre a fecundação, a camada interna do útero (endométrio) desprende-se e ocorre a menstruação. Por isso, um dos sinais de gravidez, em geral, é a falta de menstruação.

O corpo feminino é muito complexo! Doenças, mudanças significativas na rotina, alterações emocionais podem fazer variar o ciclo menstrual e, consequentemente, a ovulação. Por isso, é muito importante o uso de contraceptivos para evitar a gravidez, como por exemplo, a camisinha. Não dê bobeira! Se você não quer engravidar, não dê asa para o azar! Proteja-se!

Quer saber mais sobre gravidez? Temos os seguintes artigos bem informativos sobre o assunto:

Fecundação e Gravidez

Mentiras sobre a Gravidez – Parte I

2 comentários para: “Gravidez”

  • Dil

    Olá! Eu queria saber só uma dúvida. Eu começo a ovular hoje e transo no mesmo dia que comecei a ovular. Quando é no outro dia eu paro de ovular e não tenho mais nenhum sintoma da ovulação. Isso quer quer dizer que assim que a mulher fecunda, ela para de ovular? Estou dizendo no caso recente de ovulação… Por favor, ajude.

    Responder
  • Mulherdigital

    DIL,

    Primeiro: sua pergunta está confusa. Fica difícil lhe responder algo com exatidão. Peço-lhe para elaborar melhor suas questões.

    Segundo: ovulação nem sempre tem sintoma. Isso é variável de mulher para mulher. A mulher não é uma máquina que tem um “botãozinho” que liga e faz com que sintomas apareçam e desapareçam.

    Terceiro: nem sempre quando a mulher fecunda, ela vai ter algum sintoma que fecundou.

    Sugiro que leia sobre ciclo menstrual e outros artigos relacionados do Site Mulher Digital:

    http://www.mulherdigital.com/menstruacao-e-ciclo-menstrual-video/

    http://www.mulherdigital.com/menstruacao/

    http://www.mulherdigital.com/fecundacao-e-gravidez/

    http://www.mulherdigital.com/mentiras-gravidez/

    Obrigada por sua participação no Mulher Digital.

    Cordialmente,

    Mulher Digital

    Responder

Deixe um comentário