O que é a endometriose? Como tratar?
A endometriose é um problema que afeta milhões de mulheres ao redor do mundo. Esse problema pode prejudicar a saúde, provocando dores e até dificultando que uma gravidez ocorra.
Se você desconfia que tem endometriose ou já convive com o problema, recomendamos conversar com um profissional médico sobre o problema o quanto antes para adotar o melhor percurso de tratamento possível.
O que é a endometriose?
Endometriose é quando o tecido que compõe o revestimento do útero (o revestimento do útero) está presente em outros órgãos dentro do seu corpo. A endometriose é geralmente encontrada no abdome inferior, ou pélvis, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo. As mulheres com endometriose geralmente têm dor no baixo ventre, dor com menstruação ou dor com relação sexual, e podem relatar ter dificuldade em engravidar. Por outro lado, algumas mulheres com endometriose podem não apresentar nenhum sintoma.
Leia também
Estima-se que a endometriose afete entre 3% e 10% das mulheres em idade reprodutiva. A endometriose só pode ser realmente diagnosticada por um médico realizando uma laparoscopia (uma cirurgia em que um médico olha no abdome com uma câmera geralmente através do umbigo) e tomando uma amostra de uma suspeita de anormalidade. Assim, a proporção de mulheres afetadas pela endometriose difere entre as mulheres que fazem a cirurgia por diferentes razões. Em mulheres sem sintomas que estão fazendo cirurgia para esterilização eletiva (tendo suas trompas laqueadas), 1% a 7% terão endometriose diagnosticada no momento da cirurgia, assim como 12% a 32% das mulheres que se submetem à cirurgia para dor pélvica, e 9% a 50% das mulheres que fazem cirurgia para infertilidade. A endometriose é raramente encontrada em meninas antes de iniciar as menstruações, mas é encontrada em até metade das meninas e adolescentes com dor pélvica e menstruações dolorosas.
Causas da endometriose
Existem várias idéias diferentes de como e por que a endometriose acontece. Uma ideia é que, quando uma mulher está menstruada, parte do sangue e do tecido do útero passa pelas trompas de Falópio e penetra na cavidade abdominal. Isso é chamado de menstruação retrógrada. Outra ideia é que algumas células do corpo fora do útero podem mudar para se tornar o mesmo tipo de células que revestem o útero. Esta é uma explicação comum para a endometriose em locais incomuns, como o polegar ou o joelho. Outra possível explicação é que as células do revestimento do útero viajam através dos vasos sanguíneos ou através do sistema linfático para alcançar outros órgãos ou áreas do corpo. Além disso, a endometriose pode se espalhar no momento da cirurgia. Por exemplo, uma mulher com endometriose submetida a uma cesariana pode inadvertidamente ter algumas células de endometriose anexadas à incisão abdominal para que ela tenha endometriose na cicatriz da cirurgia.
Curiosamente, quase todas as mulheres têm algum grau de menstruação retrógrada, mas apenas algumas mulheres sofrerão endometriose. Isso pode ser devido a diferenças no sistema imunológico de uma mulher. Além disso, a endometriose é muito mais comum se um parente próximo também tiver endometriose, portanto, pode haver genes que influenciam a endometriose.
Por que a endometriose está associada à dor?
Quando uma mulher com endometriose tem seu período menstrual, ela tem sangramento não apenas das células e do tecido dentro do útero, mas também pode ter sangramento das células e do tecido fora do útero. Quando o sangue toca esses outros órgãos, especialmente dentro do abdômen, pode causar inflamação e irritação, criando dor. Às vezes, o tecido cicatricial também pode se desenvolver a partir da endometriose, que também pode contribuir para a dor.
Endometriose e e infertilidade
Entre 20% e 40% das mulheres com infertilidade terão endometriose. A endometriose parece comprometer a fertilidade de duas maneiras: primeiro, causando distorção das trompas de falópio, de modo que eles são incapazes de pegar o óvulo após a ovulação e, segundo, criando inflamação que pode afetar negativamente a função do ovário, óvulo, trompas de falópio. tubos ou útero.
Sintomas da endometriose
Dor, incluindo dor pélvica ou abdominal baixa e dor com menstruação, é o sintoma mais comum da endometriose. As mulheres também podem sentir dor na relação sexual. Os sintomas costumam ser “cíclicos”, o que significa que a dor piora logo antes ou durante o período e depois melhora. As mulheres podem ter dor pélvica constante ou abdominal baixa também. Outros sintomas incluem sub-fertilidade, sintomas intestinais e da bexiga (como dor com movimentos intestinais, inchaço, constipação, sangue na urina ou dor ao urinar) e, possivelmente, sangramento vaginal anormal.
Diagnóstico da endometriose
Para diagnosticar a endometriose, o médico deve realizar uma laparoscopia (uma cirurgia onde um médico olha no abdômen com uma câmera geralmente através do umbigo) e fazer uma amostra de uma lesão suspeita de endometriose. Alguns médicos e pacientes podem tentar tratar a suspeita de endometriose com certos medicamentos para ver se os sintomas melhoram sem precisar se submeter à cirurgia. Embora isso possa ser possível, a endometriose não pode ser diagnosticada pela melhora dos sintomas apenas com a medicação. Durante a cirurgia, as lesões de endometriose são frequentemente descritas como parecendo “queimaduras de cigarro” dentro do abdômen, embora existam muitas variações diferentes sobre como uma lesão de endometriose pode aparecer. Endometriose pode localizar-se em e até dentro de um ovário, causando um endometrioma ou um cisto da endometriose.
Tratamento da endometriose
A terapia mais conservadora para a endometriose é com medicamentos. Medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno, podem ajudar com a dor associada à endometriose. Alguns médicos podem prescrever medicamentos que afetam os hormônios de uma mulher para ajudar na dor da endometriose. Alguns exemplos são pílulas anticoncepcionais orais e agonistas do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), os quais colocam as mulheres em um estado “temporário” semelhante à menopausa. A prática de exercícios físicos e mudanças na dieta estão entre os tratamentos que podem ajudar na melhora dos sintomas.
A cirurgia pode não apenas ajudar a diagnosticar a endometriose, mas também pode ser usada para tratar a endometriose. A cirurgia pode ser usada para remover a endometriose ou para queimar as lesões da endometriose fora do útero para fazê-las desaparecer. Ele também é usado para se livrar do tecido cicatrizado, de modo que os ovários e os tubos possam voltar à sua localização normal na pélvis. A cirurgia demonstrou melhorar os sintomas de dor associados à endometriose e também pode ajudar as mulheres a engravidar. Se uma mulher com endometriose não está interessada em engravidar, ela e seu médico podem decidir remover os ovários e, possivelmente, o útero. Uma mulher não pode engravidar se ela não tiver um útero.
Se uma mulher com endometriose está tendo problemas para engravidar, existem diferentes medicamentos e tratamentos disponíveis que podem ajudá-la a engravidar.
Tem mais alguma pergunta sobre a endometriose? Deixe nos comentários e iremos responder o quanto antes!
Veja também
Fazer mamografia dói? Para que serve?
Gravidez
Melhor Período para Depilação
Menstruação e Ciclo Menstrual – Vídeos