O que é empoderamento feminino?
Capacitar meninas e mulheres é poderoso. Hoje, sabemos que é a chave para o crescimento econômico, a estabilidade política e a transformação social. Líderes mundiais, especialistas e acadêmicos estão dando voz a esse esforço crítico, e conhecer o empoderamento feminino é o primeiro passo para se tornar uma mulher mais forte e madura.
O que é o empoderamento das mulheres?
Então, como podemos capacitar meninas e mulheres? E o que exatamente é o empoderamento das mulheres? Surpreendentemente, não há definição comum de empoderamento das mulheres. De fato, a palavra “empoderamento” não existe na maioria das línguas. Embora a expressão “empoderamento feminino” seja usada de forma generalizada no espaço de Igualdade de Gênero e Empoderamento de Mulheres (e além), geralmente é no contexto de questões específicas, como empoderamento econômico, participação política e educação de meninas.
Leia também
Além disso, a maioria dos dados que foram coletados é sobre a igualdade de gênero ou, mais precisamente, a desigualdade, contando o número de meninos versus meninas, homens versus mulheres. Há falta de informação sobre o empoderamento das mulheres, particularmente no nível global.
O que significa a palavra empoderamento?
Em uma definição mais aceita, empoderamento é o processo de aumentar a capacidade de indivíduos ou grupos de fazer escolhas e transformar essas escolhas em ações e resultados desejados.
O empoderamento é um processo. Através do processo, um indivíduo se torna um agente de mudança. Mais simplesmente, é o fator que leva uma pessoa de uma mentalidade de “eu não posso” para “eu posso”.
Então, garotas e mulheres estão empoderadas?
Mulheres jovens (e homens jovens) participaram de pesquisas online e presenciais, respondendo a questões sobre o empoderamento feminino.
Mais do que nunca, as jovens mulheres de hoje tem mais opções e controle em suas vidas. Elas tinham mais escolhas em educação, o mínimo em escolhas de carreira.
O que as mulheres jovens querem mudar mais em suas vidas? Sua carreira e renda, seguida de desenvolvimento pessoal (físico, mental e habitual).
Quem mais contribui para criar essa mudança? A maioria identificaram a si mesmas como agentes de mudança. Família e governo ficaram em segundo e terceiro lugar. Os amigos foram o fator menos contribuinte.
Agora, a questão crítica: para as jovens que se tornaram agentes de mudança com o empoderamento como isso aconteceu? Surpreendentes quase metade responderam “autoconsciência”, um processo de “saber quem são”. Isso foi seguido por experiência. A educação era um terceiro lugar distante.
Isso é revolucionário. Como a educação das meninas é o foco principal e o que é financiado no trabalho de empoderamento das meninas de hoje, é hora de repensar nossa estratégia e ação em todo o mundo. Isso não quer dizer que a educação das meninas não seja importante ou não deva ser financiada. É desafiar corajosamente os pressupostos convencionais sobre o que dá poder às meninas e às mulheres jovens. É também convidar parceiros em mais coleta de dados e dimensionar esse esforço.
Acima de tudo, é um chamado à ação para apoiar meninas e mulheres jovens em auto-realização de seu poder interior – capacitar – para realmente pular o empoderamento das mulheres. A próxima geração de mulheres líderes capacitadas e agentes de mudança transformará nosso mundo.
As jovens mulheres de hoje estão liderando a mudança
O que é indiscutível, reforçado pelas pesquisas, é o que as mulheres jovens querem. Elas assumem que a violência contra meninas e mulheres é a questão mais importante para as mulheres do milênio. É a maior tragédia moral do nosso tempo e devemos agir agora para acabar com isso.
O que é extraordinário é que as jovens mulheres de hoje não estão esperando por nós. As jovens mulheres estão defendendo e liderando a mudança por conta própria. Afinal, mulheres bem comportadas e obedientes raramente fazem história.
Estamos em um momento perfeito para perceber e apoiar as mulheres jovens com poder de hoje que estão fazendo mais do que fazer sua história. Eles estão criando a história delas. Eles estão reescrevendo seus destinos.
O que você faz para se empoderar? Qual empoderamento você acha que torna a mulher ainda mais independente e forte?
Veja também
5 Mulheres líderes para te inspirar
Mulheres: atividade física e perda de peso
A falta de romantismo e sensibilidade
Quais são os tipos de pijama femininos? Como escolher?