Quando tempo demora para cicatrizar uma ferida?
Quando você tem uma ferida em parte do seu corpo, ela passa por etapas específicas de cicatrização. Em geral, feridas menores curam mais rapidamente, enquanto as feridas grandes e profundas tendem a demorar mais, embora os curativos que você usa, seu estado geral de saúde e muitos outros fatores podem desempenhar um papel na recuperação. Clínicos e pesquisadores podem pensar no processo de cicatrização de feridas em termos das três fases: inflamatória, de proliferação e de maturação, mas isso dificilmente explica os sinais físicos reconhecíveis para o paciente. De acordo com os sinais físicos, conheça as etapas e o tempo que cada uma demora durante o processo de cicatrização.
Leia também
Processo de cicatrização da pele: sangramento
Embora nem todas as feridas sangrem (por exemplo, queimaduras e feridas de contusão), uma punção ou corte sempre irá sangrar. Quando isso acontece, o sangue começará a coagular dentro de alguns minutos, e o sangramento deve parar. À medida que o sangue começa a secar, ele formará um pequeno coágulo, uma casca protetora. Aqueles que experimentam sangramento excessivo e uma incapacidade de formar uma a casca da ferida após uma pequena punção, corte ou raspagem devem procurar atendimento médico, pois pode ser devido a uma condição médica subjacente.
Quanto tempo demora para cicatrizar um machucado: a fase do inchaço
Após a formação da casca, o sistema imunológico do corpo começa a agir. A região fica inchada e macia. Você também pode notar que a ferida está segregando um fluido límpido, pois este é o caminho do corpo para esvaziar e limpar a área. A área afetada pode ficar com uma cor avermelhada ou rosada à medida que os vasos sanguíneos se abrem e se expandem, permitindo o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes para o local da ferida. Durante este estágio, que dura de 2 a 5 dias, as células brancas estão trabalhando duro lutando contra a infecção e reparando a ferida.
Tempo para cicatrização: recuperação de tecidos
Após cerca de cinco dias após o processo de cicatrização começar, vem o estágio de recrescimento do tecido. Normalmente dura cerca de três semanas para pequenas feridas, e é o momento em que o corpo repara os vasos sanguíneos quebrados e substitui os tecidos danificados por novos saudáveis. Este novo material natural é chamado de tecido de granulação, e será coberto com uma nova camada de pele. À medida que a área afetada continua a curar, a pele irá puxar as bordas para dentro e a ferida ficará menor.
Formação de cicatrizes
O último dos estágios de cicatrização de feridas pode durar até dois anos. A área pode tornar-se vermelha, esticada e brilhante à medida que a casca do machucado cai. Você pode sentir um pouco de coceira. A cicatriz que se formou será menor do que a lesão original, e a pele será mais fraca e menos flexível do que a que a rodeia. A cicatrização ocorre porque o tecido de granulação cresceu de forma diferente do original (uma ferida que afeta apenas a camada superior da pele provavelmente teria pouca ou nenhuma cicatriz). A área defeituosa pode desaparecer parcialmente ou desaparecer inteiramente com o tempo.
Demora na cicatrização: o que pode ser?
Quando qualquer uma dessas etapas está demorando mais do que o normal, é importante conversar com seu médico sobre possíveis causas da demora. Sua dieta e até algumas doenças podem influenciar no processo de cicatrização dos seus machucados, e seu médico deve ser informado de quaisquer anormalidades no processo de cicatrização, inclusive inchaços, dores maiores do que o normal, e secreções que estejam saindo em excesso. Todo cuidado é pouco.
Você já teve alguma cicatriz que demorou a curar? Como foi o processo de cicatrização? Conversou com seu médico sobre o assunto?
Veja também
Varizes: conheça e cuide-se
Como identificar seu tipo de pele?
Farinha de casca de maracujá
Casca de maracujá