Quinua
A farinha de casca de maracujá já não é o mais famoso produto natural capaz de auxiliar o emagrecimento. A quinua (ou quinoa) tem sido a nova “vedete” da vez!
Curiosidades sobre a quinoa
Já fez parte de dieta de astronauta e já foi considerado alimento sagrado pelos incas. Os sábios incas notaram a importância desse alimento! A academia de Ciências dos EUA considerou a quinua o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano. Por isso, muitos a chamam de “alimento completo”, que é rica em aminoácidos, carboidratos, fibras e sais minerais. A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, flocos e farinha. Há cosméticos feitos de quinua que prometem até renovar a pele, como os da Bel Col, por exemplo.
Leia também
Benefícios da quinoa
Os benefícios da quinua são muitos: acelera o metabolismo, evita a produção excessiva de insulina e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, que demora mais para ser transformado em açúcar pelo sangue. Além disso, limpa as artérias do coração e combate a anemia. Há quem diga que é bom também para melhorar a memória e a imunidade.
O alimento também é considerado muito calórico! Cada 100 gramas correspondem em média 350 calorias. Por isso, coma de forma controlada! A quinua é isenta de glúten e pode ser recomendada para quem tem intolerância aos alimentos à base de trigo, cevada, centeio e aveia (doença celíaca).
Há uma grande diversidade de tipos de quinua, mas a mais conhecida é a chamada quinua real – tem grãos maiores e só cresce na Bolívia (até o momento). Há quem diga que a quinua real é considerada melhor.
Como consumir a quinoa?
A quinua em grão deve ser colocada em uma panela com água fervente e sal, deixar por quinze minutos. Proporção de duas xícaras de água para uma de quinua. Os grãos triplicarão de volume. Em seguida, peneirar e conservar em geladeira por até três dias. A quinua dessa maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas, refogados ou como utilizaria grãos de trigo, fazendo quibe, por exemplo.
A quinua em flocos é usada como os flocos de aveia – em salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.
A quinua em farinha substitui a farinha de soja e pode ser usada na base de pão, macarrão, adicionadas à salada ou ao suco.
Veja também
Ração Humana – Ingredientes
Dicas sobre como incluir mais fibras na alimentação
Pão integral: a mentira das embalagens no Brasil
Como substituir alimentos e emagrecer!
5 comentários para: “Quinua”
Raimundo
Vou entrar nessa! Muito bom.
Clélia
Tomo um suplemento ÓTIMO para pele. É Feito a base de extratos de quinoa, acerola, açaí em pó e outros componentes.
Estou adorando. Seu nome é Nutryorac e deixa a pele um luxo!
Josefa
Quero receber informações para uma alimentação saudavel mas que não engorde
Evanilce R. da S. Barth
Bom dia!
Quero rebeber informações para uma alimentação saudavel,
Flavia
Quero rebeber informações para uma alimentação saudavel.