TPM – Tensão Pré Menstrual – O que é?

O que é a TPM (Tensão Pré-Menstrual) para a mulher? Do que se trata isso? São dúvidas que assombram muitas cabeças por aí. Principalmente as mulheres mais jovens sofrem para entender o que elas estão passando para conseguir encontrar uma solução ou melhoria para o humor.

Todo mês é a mesma coisa: mais ansiosa que o normal, chorona, corpo inchado (aumento da retenção de líquidos), pouca paciência com a sensação de estourar a qualquer momento (“estopim mais curto que o normal), um barril de pólvora, magoa por qualquer coisa, aquela vontade incontrolável de comer um docinho, sensibilidade até pela formiguinha que passa, carregando a folha na cabeça, baixo auto-estima. Sensação que o mundo vai cair! UFA! Esses são alguns sintomas da famosa TPM, ou Síndrome Disfórica Pré-Menstrual, como normalmente é chamada na área da saúde.

Leia também

TPM: o que é?

A TPM é um desequilíbrio hormonal que ocorre no corpo feminino e está vinculada ao ciclo menstrual, afetando diretamente o comportamento da mulher. Embora aproximadamente 75% das mulheres sofram de TPM, apenas cerca de 8% dessas sentem os sintomas de maneira muito intensa e as outras não sentem absolutamente nada. Geralmente, quando a menstruação começa ou um pouco antes, dependendo de cada mulher, a TPM desaparece.

TPM

A TPM pode acabar com o humor de qualquer mulher, mas há sempre meios para lidar com ela e amenizar consideravelmente os sintomas. (Foto: magazine.joblike.com)

As mulheres que experienciam a TPM de forma muito intensa podem até ter a sua vida social abalada, sendo necessário recorrer aos tratamentos com médicos especializados. O ideal é tentar perceber o quanto isso prejudica a vida da mulher e se realmente é necessário recorrer a tratamentos. De fato, não dá pra generalizar! Os sintomas variam de ciclo para ciclo e de mulher para mulher. Não é correto fazer tratamentos e muito menos diagnósticos por conta própria!

Não há “remedinho” que resolva sem a atuação de um bom profissional. Enfim, é necessário enfatizar que sempre se deve procurar o profissional responsável e adequado em diagnosticar e tratar desse tipo de problema, em geral, ginecologistas.

Deixe um comentário