Como escolher o travesseiro para dormir melhor?
O travesseiro possui um papel importante em seu sono diário. Um travesseiro mal escolhido pode trazer problemas nas costas, pescoço/ombros e, até mesmo, causar insônia. Com tantos diferentes tipos de travesseiros, como saber qual o melhor travesseiro é melhor para você?
Um travesseiro deve privilegiar alguns elementos fundamentais, que são:
- Conforto – O mais confortável você estiver na cama, mais fácil será para adormecer.
- Corrigir a postura de dormir – Um bom travesseiro apoia o seu pescoço e cabeça, colocando-os na postura correta para a prevenção e dores musculares no pescoço, costas, cabeça e ombros.
Então você quer um travesseiro que é confortável para dormir e um que propriamente alinhe a sua cabeça, pescoço e coluna, proporcionando-lhe conforto duradouro, evitando futuras dores.
Leia também
Como tudo, travesseiros se desgastam com o tempo e perdem a sua eficácia. A vida útil média de um travesseiro é entre 2 a 7 anos, dependendo da qualidade. Aqui está um teste rápido para ver se o seu travesseiro é ainda “funciona”:
- Dobre o seu travesseiro no meio;
- Coloque um sapato ou outro peso leve na parte superior da almofada;
- Deixe o travesseiro.
- O travesseiro deve dobrar de volta para a forma, jogando o sapato para fora dele dele. Se não, o travesseiro perdeu sua forma, firmeza e apoio, de modo que você deve considerar substituí-lo.
Existem muitas variações diferentes de travesseiros, o que significa que você pode escolher uma que lhe proporciona exatamente o apoio certo e o conforto duradouro.
Escolher o travesseiro certo depende de três fatores. Primeiro é a sua posição de dormir. O próximo é o nível de apoio que o travesseiro fornece para sua cabeça e pescoço. E, finalmente, o tipo de material utilizado para encher a almofada.
O maior fator para decidir o tamanho e forma do seu travesseiro perfeito é a sua posição de dormir.
- Pessoas que dormem de lado ficam melhores com um travesseiro grande, grosso e que preencha a lacuna entre o seu pescoço e colchão, mantendo o pescoço e cabeça alinhada com a coluna. Travesseiros para quem dorme de lado deve ter uma construção de firme para médio.
- Quem dorme de costas deve optar por um travesseiro de tamanho médio que forneça apenas apoio suficiente para a cabeça e pescoço. A altura não deve ser nem muito alta, que inclina a cabeça muito para frente, nem muito baixa, que estenda o pescoço e incline-o para cima de sua cabeça. Firmeza média é o ideal.
- Aqueles que dormem de bruços precisam muito pouco apoio, devendo escolher um travesseiro relativamente macio e plano. Você precisa levantar a cabeça do chão apenas o suficiente para alinhar o pescoço e coluna vertebral.
Um teste rápido que você pode fazer em uma loja de travesseiros para experimentar um novo travesseiro ou com seu próprio travesseiro para ver se ele suporta corretamente e os contornos de seu corpo:
- Fique ao lado de uma parede, como se estivesse deitado em seu colchão. Por exemplo, se você dorme de costas, fique de costas contra a parede, de lado se dormir de lado e de frente, se dormir de bruços;
- Agora descanse a cabeça contra a parede. Observe como o seu pescoço e cabeça não estão em linha reta com a sua coluna. O trabalho de seu travesseiro é preencher esta lacuna;
- Coloque o travesseiro entre a cabeça e a parede e observe o alinhamento da sua coluna de seu pescoço até o comprimento de sua coluna. É reto ou é dobrado? Se sente confortável ou desconfortável? Você ficaria feliz de passar oito horas nesta posição?
- Se você estava usando o travesseiro perfeito, você estaria olhando para a frente com um pescoço reto. Isso indica que sua cabeça, pescoço e coluna estão alinhados e apoiados. Se não, não é o travesseiro certo para você.
Tipos de travesseiros
Travesseiros são preenchidas com uma variedade de materiais, cada um com as suas próprias propriedades:
- Penas – Cria um travesseiro firme e mantém uma forma boa e ajustável;
- Enchimento – Mais suave e muitas vezes mais caro do que as penas normais, proporcionando firmeza média;
- Espuma de memória – Firme, mas se ajusta aos pontos de pressão, moldando a sua forma em torno de sua cabeça e pescoço;
- Trigo sarraceno – Médio a firme suporte. Pode ser barulhento quando se deslocar à noite;
- Água – Firmeza pode ser facilmente ajustada através da alteração do nível da água. Molda-se em torno do seu pescoço e cabeça, mas podem ser barulhento quando mudar de posição;
- Lã – Médio a macia. Um bom regulador térmico mantendo uma temperatura nem não é muito quente ou fria;
- Algodão e poliéster – Menos caro que a lã, com firmeza média a macia.
Almofadas de todas as formas e tamanhos variam de firmeza. O travesseiro perfeito para você pode não ser o travesseiro perfeito para alguém. A melhor coisa que você pode fazer é ir a uma loja de cama e banho e testar alguns. Encontrar um colchão com a mesma firmeza que o seu, deite e veja como você se sente.
Perguntas importantes a fazer ao testar um travesseiro incluem:
- Ele está confortável, não muito macio, nem muito firme?
- Ela fornece o apoio certo para a minha cabeça e o pescoço para alinhar a minha coluna?
- Eu seria feliz de passar oito horas nesta postura?
- A temperatura do travesseiro fica boa contra a minha cabeça?
Se a resposta for “sim” a todas essas perguntas, então parabéns, você encontrou o seu travesseiro perfeito. Uma vez que você experimentou alguns travesseiros, você vai começar a ter uma ideia de seu preferido em altura, firmeza e tipos. Você pode achar que é útil procurar lojas online de travesseiros, onde você pode navegar por uma grande variedade e muitas vezes obter um preço melhor do que as tradicionais lojas de rua. Mas vá a uma loja física antes de escolher um travesseiro online para não se arrepender depois.
Veja também
Quais são os tipos de pijama femininos? Como escolher?
Como usar lenço no verão?
Como fazer massagem caseira?
6 hábitos de beleza para o rosto para a vida toda